Sesc Iparana – CE – Acomodações

O Sesc Iparana, sem acento mesmo, foi destino de minhas férias no ano passado, em 2010. Como fui para o Beach Park, no Ceará, quis aproveitar a ida até o estado e fiz reservas no Sesc.

Não foi nada fácil arrumar a hospedagem, isso porque faço tudo com antecedência, obedecendo os prazos estipulados no site. Fato é que não consegui juntar o vôo de saída com o último dia no hotel. Mas depois falo disso. Esse foi um Sesc que minhas expectativas com a instituição baixaram um pouco, pois nem todas as unidades tem a excelência que o Sesc Bertioga tem. Infelizmente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A central do Sesc Iparana tem um hall muito bacana, com espaços amplos, sofás legais e lustres que saem da mesmice. Os quartos são honestos, sem luxo, mas com ar condicionado e boas camas, aliás, ótimas camas, enooormes. Ponto pro Sesc. Mas minha simpatia acaba aí.

Os quartos tem TV, ok, pequena, ok também. Mas não tem telefone. Resultado: qualquer pergunta à governança ou à recepção você tem que sair do seu quarto, se vestir dignamente e conversar com o fulano da recepção. Isso nem sempre é prazeiroso (mentira, NUNCA é), pois às 7 da manhã, pra resolver um problrema de wirelles, tive que tirar meu pijama e dar um jeito na cara amarrotada.

Como no quarto não tem geladeira, qualquer guloseima, gelada ou não, tem que ser consumida na hora. Imagine que você quer uma cerveja. Vá à recepção. Quer outra? Retorne à recepção. Um amendoim? Vá à recepção. Um chocolate (derretido)? É lá. Esse operacional não funciona num hotel, constrange, não é legal.

Mas aguardem, porque num outro post vou falar do “complexo de lazer” do Sesc Iparana, no Ceará.

Aí o bicho vai pegar.

About these ads

91 Respostas para “Sesc Iparana – CE – Acomodações

  1. ENTÃO TUDO É RUIM E NADA PRESTA !! SERÁ ??? OU SERÁ QUE O NORDESTE QUE NÃO LHE AGRADA !!! MAS VALEU MESMO ASSIM VOU LÁ CONFERIR !!

    • Alexandre, não é tudo ruim. Como falei, as acomodações são boas, faltam detalhes para que fiquem ótimas, como um telefone no quarto para o hóspede se comunicar com a recepção. Mas o restante do Sesc deixa muito a desejar, parece terra de ninguém. Acho o Nordeste muito lindo e os Sescs, pelo valor que recebem do imposto arrecadado, deveriam devolver aos cidadãos uma qualidade melhor de instalações e de serviços. Abraços.

    • E aí Alexandre, foi ao SESC Iparana? Conferiu se o que eu disse está próximo da realidade?

      • Alexandre Rodrigues

        Não Marcia só em julho de 8 a 16 , deixa que na volta te conto ok !! valeu

      • Ei Alexandre, vá e nos conte, te espero!

      • Alexandre Rodrigues

        EI JÁ PASSEI POR LÁ MINHA AMIGA E OLHA ALGUMA COISA ACONTECEU POIS COMIGO FOI SHOW !! TEVE ATÉ CAVALA (PEIXE DELICIOSO)NO CREME DE QUEIJO !! VARIEDADE DE LAZANHAS !! E DOCES E SOBREMESAS VIU , MUITO BOM E TUDO ISSO NO JANTAR NO CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO ENTÃO TUDO DE BOM !! FRIGOBAR DE BOA QUALIDADE !! A INTERNET DEIXOU UM POUCO A DESEJAR !! EU JÁ FIZ ALGUMAS CITAÇÕES NUM OUTRO COMENTÁRIO COMO VC VAI VER !!E COMO AINDA ESTOU EM VIAGEM VOLTO A POSTAR MELHOR E MAIS DETALHADO QUANDO RETORNAR OK !! TENHO ALGUMAS CRITICAS PORÉM NADA GRAVE , DIRIA DETALHES CONSTRUTIVOS !! MESMO ASSIM AGRADEÇO DESDE JÁ E AGUARDEM AS FOTOS !! NO MEU FACE TEM FOTOS E VÍDEOS PASSEM LÁ !! ABRAÇOS !!

  2. Bom dia,
    Sou de Brasilia e gostaria de saber se alguém sabe um telefone para Reservas e maiores informações.

  3. Junior da peia grande

    Uma fedorenta dessa, no minimo podre de lisa, passa uma década juntando uma esmola pra ir passear, quando vai ainda reclama de tudo, por isso que digo e repito, pobre só na chibata. kkkkkkkkk…….

  4. Poxa Marcia Marques você detonou com as minhas expectativas de passar as minhas férias no SESC Ceará. Me hospedei ano passado no SESC São Luis e foi maravilhoso. Que pena!

  5. Marcia, não entendi porque você falou que falta geladeira nos quartos, sou de Fortaleza-Ce, e vou sempre ao sesc, inclusive ficar hospedada e nunca fiquei em um lugar assim tão ruim como você descreveu. Tanto, nas casas, como nos apartamentos e no próprio hotel, todos tem frigobar. Não entendi, onde você ficou??? Quanto aos telefones, você até tem razão. Mas, nada que mereça tanta raiva do lugar. Já fui em outros sescs, (Garanhuns e Natal), todos no Nordeste e acho o daqui ótimo. Principalmente no espaço… tudo é bem grande e confortável. Talvez é porque você já foi em algum sesc que é bem além da conta, R$$$, quero dizer, era realmente de primeira qualidade e por pouco você reclamou muito do daqui. Ou então, realmente não era um dia bom para você. Mas, também acho que não é para tanto. Mas posso te entender. As vezes qualquer besteira, estraga tudo. Se você quiser e seus leitores quiserem visitar o blog da minha família, fiquem a vontade. Abraços.

    • Dy, conforme escrevi no post, eu fui ao SESC Iparana, no Ceará, que fica na cidade de Caucaia. No apartamento que fiquei não tinha geladeira, como escrevi antes e não sei se nos chalés tem geladeira e telefone, também já explicitado numa resposta que dei a alguém que me perguntou sobre esse tipo de acomodação. Sobre os chalés não posso dizer nada, mas sobre a área de lazer posso sim, e é uma LÁSTIMA o estado em que se encontram as coisas no SESC IPARANA. Não mudo uma vírgula no que comentei sobre o lugar e fico feliz que vc e sua família frequentem e se sintam satisfeitos, porque o que seria do amarelo se todo mundo gostasse do azul? Frequento sim outras unidades do SESC, ainda não todas, e sei que mediante a verba pública que o SISTEMA S tem, em todos os estados do Brasil, a coisa deveria estar melhor no Ceará, porque dinheiro há. E volto a afirmar: minhas colocações aqui nada têm de pessoal, não deixei de gostar do SESC Iparana por motivos pessoais, fiz uma análise do que vi e comprovei com fotos. Se vc é feliz indo nessa unidade, faça bom uso! Abraços.

  6. Claro, é essa sempre a nossa escolha: sempre aproveitamos muito bem do Sesc. E o que não gostamos, ou que nos deixou chateados, reclamamos diretamente aos responsáveis. Acredito que você também tenha feito isso. Pois, mudanças só ocorrem quando nos pronunciamos e cobramos mais atenção. Lógico, sempre com educação e segurança quanto a necessidade e viabilidade das mudanças. Infelizmente não trabalho no Sesc para lhe ajudar e nem acho que estou defendendo sem motivos. Mas, é lógico que serviços tem falhas e garanto que o Sesc se esforça sempre para fazer o melhor. Nós, que estamos mais acostumados, pela proximidade e pelo longo tempo que já frequentamos, sabemos que muito foi feito pela unidade. E claro, temos que manter o que já temos e continuar em busca das melhorias… até porque, setores que atuam no atendimento ao cliente, devem ter maior atenção aos diferentes públicos que atendem: do mais humilde aos mais exigentes. Em nenhum momento, acredito ter lhe ofendido, se o fiz, me desculpe, não é minha intenção. Acho até bonito da sua parte fazer todo este acompanhamento nos mínimos detalhes. Você fez um ótimo trabalho, parecia até que nem era turista e sim uma pessoa contratada para fazer um relatório sobre as instalações do Hotel.
    Parabéns!!!
    Mais, queremos deixar nossa opinião também: provamos e aprovamos o Sesc de Iparana e os demais que já passamos… nossa família adora o Sesc. E indicamos para todos… É como você diz: o que seria do amarelo se todos gostassem do azul??? Lógico: não dá agradar a todos… infelizmente.
    Abraços e tenha um bom fim de semana.

  7. Conheci o SESC IPARANA e apenas sugiro que nos banheiros sejam revistos os pisos dos banheiros; Os anti derrapantes seriam extremamente convenientes, visto que, há idosos, crianças, gestantes e pessoas com necessidades especiais que devem ter atenção diferenciada.
    Quanto aos telefones nos aposentos, particularmente não acho que o SESC deva se preocupar; infelizmente nos dias em que fiquei com familiares, observei que a grande maioria das pessoas não se preocupam em manter, preservar, cultivar, manter e respeitar o que nos é oferecido. Estamos desembolsando valores por estar alí, mas isso não significa que devemos destruir ou desperdiçar. Observei que nas refeições o absurdo acontece frequentemente com a vergonha dos pratos “lotados” de alimentos e descartados sem o mínimo constrangimento por muitos nas latas de lixo, ou nos depósitos apropriados para colocar as louças sujas.
    Será que não há telefones nos aposentos por acaso?
    Será que vale a pena maiores investimentos para tanto descaso dos usuários?
    Será que por causa de UNS, todos devem pagar?
    Acredito que por causa de muitos sem educação poucos devem ter consciência e aproveitar o seu espaço da melhor forma possível.
    Choveu, o SESC não ficou lotado. Poucos sem educação estavam lá e gostei muito da experiência de conhecer Fortaleza e ficar no SESC.
    Nadilma Silva – Salvador/Bahia

  8. xdds dessa terra linda e abençoada, o sesc é o melhor lugar para quem gosta de conforto em Fortaleza, amei esse hotel, pretendo voltar !!

    • Jr.
      Eu e meu esposo somos de SAMPA, estaremos em Iparana/CE em novembro e gostariamos de conhecer JERICOACARA, estou preocupada pois a CVC não busca seus clientes neste lugar, sabe me informar se o SESC disponibiliza esta locomoção.
      Grata Sandra Nõbrega

      • OLÁ SANDRA OLHA EU ESTOU INDO EM JANEIREO MAIS JÁ ME INFORMEI QUE O AEROPORTO FICA A 29 KM +OU – E O TAXI CUSTA 5O,00 E NÃO É DIFICIL A CHEGADA NÃO…CURTA BASTANTE POSTE FOTOS E FAÇA COMENTÁRIOS…EU ESTOU LOUCA PRA CHEGAR… DIA 18 DE JANEIRO…BOAS FÉRIAS

      • Convido as duas a voltarem ao blog para postarem suas impressões mais recentes sobre o Sesc Iparana. Abraços e boa viagem!

  9. acredito que as exigências estão sendo forçadas demais, devemos ter um pouco mais de respeito e atenção em falarmos qualquer coisa, fui muito bem atendido e adorei o sesc, não posso reclamar de nada !!

    • Junior, não tenho que ser condescendente com nada, as instalações oferecidas têm que estar em perfeitas condições de uso, limpas e apropriadas. A comida oferecida também precisa estar bem apresentável, farta e variada, esse é o referencial que tenho de SESCs que já frequentei. Nada justifica um SESC, em qualquer lugar do país, que não atenda bem o comerciário ou usuário. Não tenho problemas em acampar selvagem, em camping, dormir e me hospedar em pousadas simples, porque sei que estou indo com essa intenção e estou pronta para isso. O que não está certo é o SESC ter uma marca de qualidade tão forte em algumas cidades e em outras apresentar um serviço tão capenga. A instituição tem uma sede nacional no Rio de janeiro e cada Estado pode gerir seus equipamentos do modo que quiser. Mas a qualidade deve ser um objetivo comum, e não vejo como prática saudável o nivelamento por baixo. O orçamento destinado ao SESC é alto, muito alto, nada justifica a falta de zelo e investimento. Abraços.

      • Me desculpe a franqueza, mas acho que você está querendo se aparecer. Todos tem o direito de dar sua opinião e nem tudo agrada a todos, mas as suas críticas são altamente exageradas. Até agora só fui no Sesc Bertioga -SP e simplesmente ADORAMOS, imagino que os Sescs de todo o Brasil devem ter o mesmo padrão. Pretendo ir ao Sesc Iparana em julho do ano que vem e nem suas Terríveis críticas me desmotivaram. Concordo plenamente com a DY que devemos fazer reclamações, sugestões e críticas diretamente aos responsáveis e não DETONAR a instituição como você fez. Você foi simplesmente OFENSIVA com a Instituição e imagino como os funcionários, colaboradores e responsáveis se sentiram ao ver as suas postagens. Tenha mais consideração!!!!

      • Vera, vou responder com o início do seu comentário: “Todos tem o direito de dar sua opinião e nem tudo agrada a todos”. Pronto. Abra um blog e elogie o Sesc Iparana. Abraços.

  10. Nossa, quanta exigência hein, ainda não fui mas pretendo conhecer e estou ansiosa para saber o que o Alexandre, que pelo que li nas datas que ele colocou, ainda está aqui no Ceará, quero saber a opinião dele! Sou de Fortaleza e pretendo conhecer o Sesc Iparana!

    • Alexandre Rodrigues

      BEM FICO FELIZ DE COLABORAR QUERO INFORMAR A MARCIA QUE ALGUMAS COISAS MUDARAM DESDE A ÚLTIMA VISITA , POIS A ESTADIA FOI NO MÍNIMO ÓTIMA !! A ALIMENTAÇÃO MUITO BOA INCLUSIVE NO JANTAR !! AS INSTALAÇÕES DOS CHALÉS COM DUAS SPLITS CENTRAIS DE AR NOVISSIMAS E SILENCIOSAS, MÓVEIS NOVOS E BONITOS !! TV DE LCD !! BANHEIRO COM ÁGUA QUENTE !!LIMPEZA TAMBÉMM PADRÃO !! MARCIA SE FOI SORTE NÃO SEI MAS COMIGO FOI SHOW DE FÉRIAS MINHA PASSAGEM PELO SESC !! AGORA A RECREAÇÃO PODERIA TER CAPRICHADO EM ATIVIDADES PARA OS ADULTOS !! MAS PARA AS CRIANÇAS MUITO LEGAL !! COM RELAÇÃO AO SESC TUDO DE BOM !! EU VOLTAREI COM CERTEZA FIZ MUITOS AMIGOS, INCLUSIVE FUNCIONÁRIOS !! JAIR É UM FUNCIONÁRIO FORA DE SÉRIE !! EXEMPLAR !! BEM SÓ TENHO A AGRADECER !! VOLTAREI A POSTAR POIS AINDA ESTOU NAS MINHAS ANDANÇAS !! ABRAÇOS !!

  11. Sabemos que é dever do cliente informar quais as condições do ambiente, informando o lado negativo e o lado positivo.
    Informo que a cada dia as alterações são visiveis para o lado positivo. Estão realizando mudanças para agradar os clientes.
    Estive a pouco tempo hospedado e não vi mais nenhum tipo de problema relacionado acima.
    Tanto que para conseguir reserva no final de semana temos que fazer com bastante antecedencia.
    Em relação a telefones nos quartos de acordo com a recepção ja existe o projeto.
    Nos quartos existe frigobar novos e tv de 21 polegadas. Nas suites existem tv de 32 polegadas LCD.

    • Oi Paulo, não é isso que vemos nos relatos das pessoas que acabaram de chegar do SESC Iparana. Os problemas de infra – estrutura continuam, a comida continua ruim, a piscina continua ‘largada’. Eu também, qdo fui ao SESC, encontrei dificuldade em encontrar data para hospedagem, mas isso não quer dizer, ABSOLUTAMENTE, que ele é bom. Eu não sei desde qdo esse SESC existe, os quartos não são muito antigos, mas estar “nos planos” ter telefone nos quartos, em pleno 2012, é um absurdo. Isso é das coisas mais simples do mundo. E TV de 21 polegadas é o mínimo, convenhamos. Hoje se fala de 29 polegadas para cima. Seria o cúmulo da pão-durice ter uma de 14 no quarto, concorda? Seu post não me convenceu.

  12. Marcia bom dia,
    Estarei com meu esposo em Iparana/CE pelo periodo de 4 a 14 de novembro /12 percebo que voce é seletiva, peço se possível que me oriente como devo passar 4 dias em JERICOACARA/CE, já que a CVC não vai até este local para retirada dos clientes e sim na Capital.
    Abraços Sandra Nóbrega.

    • Sandra, passeie nos 4 dias, é só essa sugestão que te dou. Aliás, no último dia se preserve e fique na piscina do Sesc, que não é de todo ruim, mas podia ser melhor. Visite todas as praias em redor do Sesc Iparana, vale muito a pena. E o carro de turismo contratado te pega no SESC e te devolve no SESC, é uma tranquilidade imensa. Aproveite o Nordeste!!! Abraços!

    • olá Sandra Nóbrega!!!e aii já chegou do sesc iparana??nos conte como foi???um abraço!!!MIRIAM

  13. OLÁ LI TODOS OS COMENTÁRIOS E REALMENTE QUANDO NÀO ESTAMOS BEM NADA NOS AGRADA..MAIS QUERO FALAR QUE QUANDO LI A POSTAGEM DA MARCIA FIQUEI FRUSTRADA POIS ESTOU PENDURADA NO TELEFONE TENTANDO CONTATO PRA CONFIRMAR A MINHA HOSPEDAGEM EM JANEIRO E NEM ISSO ME DESANIMA AFINAL TUDO QUE É BOM DÁ TRABALHO E TEMOS QUE ESPERAR..MAIS TMB LI O COMENTÁRIO DE OUTROS USUÁRIOS E DIGO NADA VAI DESANIMAR OU FRUSTRAR MINHAS FÉRIAS..SOU USUARIA DO SESC CONHEÇO,NOGUEIRA,NOVA FRIBURGO,NATAL,GUARAPARI E O MEU PREDILÉTO PRAIA FORMOSA (VITÓRIA)INCLUSIVE ESTOU SAINDO DO RIO DIA 04/10 PRA CURTIR COM A FAMILIA E DEPOIS VOU CONHECER O SESC DE IPARANA CASO ELES CONFIRMEM A MINHA HOSPEDAGEM E O DE MARANHÃO..E GENTE SE EU QUISESSE TELEFONE NO QUARTO EU FICAVA NA MINHA CASA E QUANTO A INTERNET ESTAMOS DE FÉRIAS QUE TAL FICAR OFF??E MAIS NAS FÉRIAS O PNEU FURA,O AVIÃO ATRASA,A ESTRADA FICA ENGARRAFADA E AINDA CHOVE..MAIS CONTINUAMOS DE FÉRIAS..PRA QUE TOMAR CERVEJA NO QUARTO??VÁ PRA PISCINA OU PRO RESTAURANTE AFINAL É ATÉ MAIS CHIQUE QUE BEBER DE PIJAMAS..GRAÇAS A DEUS MEU ESPOSO NÃO BEBE!!E QUANTO AO SESC BERTIOGA TENHO SIM VONTADE DE CONHECER MAIS SAIR DO RIO DE JANEIRO PRA CURTIR O SOL DE SÃO PAULO É MEIO SEM NÉXO QUANDO EU NÃO TIVER UM ROTEIRO TALVEZ EU CONHEÇA..POR ENQUANTO É SÓ E AGUARDEM EM FEVEREIRO CONTO COMO FOI AS MINHAS ESPERIÊNCIAS NO CEARÁ E NO MARANHÃO!!

  14. Sou daqui de For e gosto muito do Sesc de iparana…Mas nada é tão bom que nã possa melhorar..Tem sim seus problemas como temos e várias lugares de lazer do País.Com um poouquinho de boa vontade conseguimos nos diverti sem muito luxo,assim é aqui Caucaia.
    Quem vier que venha em paz que dará tudo certo!

  15. marcos antonio inacio

    eu me chamo marcos antonio sou de fortaleza,eu astive ai cara foi irado ,maravilhoso,tudo bem limpo, os (a)recepção foram muito atenciosos,amei foi tudo,pretendo iroutras vezes se deus quizer,so tem uma coizinha,a picina deve ser maior

  16. marcos antonio inacio

    olá olha eu aqui de novo,eu esqueci deum detalhe,ficaria melhor se colocasem uma sauna,sauna ,saúna,sauna.

  17. PARABÉNS…OS CEARENSES,E PRINCIPALMENTE OS SERVIDORES DA UNIDADE IPARANA TE RECEBEM DE BRAÇOS ABERTOS,SÃO CORDIAIS E É ESSA RESPOSTA QUE VOCÊ DÁ!AINDA COMPARA SÃO PAULO COM O CEARÁ.RS RS RS.PREFIRO VIVER EM UM LUGAR POBRE,MAS HOSPITALEIRO.DO QUE UMA TERRA ONDE POR MÊS MATAM MAIS QUE QUALQUER GUERRA CIVIL.FIQUE POR AI MESMO,VENDO O AR QUE VOCÊ RESPIRA,DESFRUTE DE UM BELO BANHO NO TIETÊ EM UM DOMINGO.

  18. Gente calma acho que no fundo a experiencia de cada um é de cada um…Pra mim as colocações da Marcia não foi legal pq tem gente como eu se preparando pra viajar e o destino é lá..E se a gente não tomar cuidado já vamos armadas pra ver o pior e que na verdade não é assim..Como por exemplo..Quem já casou e se divorciou e o(a) ex casou com outra pessoa então é +ou- isso não prestou pra mim mais presta pra outra pessoa…Eu sou uma pessoa maravilhosa mais posso melhorar..A minha casa é maravilhosa mais tmb pode melhorar..Então gente não frustrem suas férias,seus sonhos pq a experiencia é de casa um..E eu vou sair do Rio pra ir siim tem A MINHA EXPERIENCIA no sesc ceara e estou indo na proxima quinta pro sesc praia formosa com a familia toda..curtem as férias com suas experiencias próprias..

    • Pois foi exatamente isso o que fiz, relatei a MINHA EXPERIÊNCIA lá no SESC Iparana. E cada um terá a sua. E tudo bem. A diferença é que peguei minhas experiencias nos SESCS e abri um blog. Boa viagem Miriam, o Sesc lá na Praia Formosa é bastante bom, amplo, comida boa e lazer, principalmente para as crianças, muito adequado!

    • Eu acho que esta Marcia Marques, deve ser funcionária de algum hotel concorrente. Não é possível que uma pessoa possa ser tão crítica. Se eu viajo em férias a última coisa que vou me preocupar e com tv, muito menos o tamanho dela (se é 14, 29 ou 32′). TV eu vejo em casa, e quanto ao telefone, para que serve o celular? Você precisa achar um ocupação ao invés de ficar perdendo seu tempo, postando tantas críticas. Será que você já se hospedou em outros lugares dentro e fora do país? Da próxima vez leve um mordomo, aí ele vai a recepção para você quantas vezes precisar para pegar chocolates, amendoin, cerveja…tenha dó!!!!!

  19. Bom dia

    Bom essa será a segunda vez que utilizo hoteis do SESC ja estive em Natal Porem em REsort, em Gramado no RS utilizei o SESC, foi excelente mais em Gramado tudo é foram do normal, por que la é a Europa dentro do Brasil, tudo muito bom, alimentação, atendimento, e a cortesia do povo gaucho que é muito boa. Sou Paranaense e aqui todo mundo fala muito be do SESC Caioba, mais infelizmente não conheço ainda, assim que tiver as imprenssões passo. gostaria de saber de voces, se podem indicar agencias e onde não ir em Fortaleza por que li que é um pouco pergioso, mais quero proteger minha familia e onde não ir é um bom começo obrigado!!

    • Puxa José, não sei te dizer por onde NÃO andar, sei que as praias todas são lindas e que vc DEVE ir visitá-las, as dunas, os rios… Me disseram que no entorno do Sesc Iparana não é muito legal de caminhar à pé, mas não saí para ver se é verídica a informação. Abraços! Obrigada!

  20. é verdade Marcia, caminhar pela praia ao redor do sesc é dificil, por causa da formação rochosa natural e por causa da barreira de contenção do avanço do mar.só deve fazer isso quem já está acostumado com esse tipo de ambiente.
    abraços.

  21. Que isso!, fiquei apavoradaaaaaaaa!, Estou reservando para setembro de 2013, e vamos ficar 15 dias no sesc Iparaná, ficamos 5 no de Nogueira no Rio e francamente, se pudesse morava lá!!, e simplesmente maravilhoso.
    o de Grussaí, nunca consigo vaga, mas dizem ser legal, o de Natal bom demais!, o de Copacabana e maravilhoso.
    E agora fiquei com medo!!.
    vou com criança e sempre procuro pensão completa, pois e um saco comer aonde não se conhece, e ficar preocurando pior ainda!.
    por favor quem puder me ajudem!!, pois já estou quase desistindo.
    e ficando por aqui nas praias de Búzios mesmo.
    me envie mensagens via e-mail: alexandrareis@msn.com

    • Alexandra, fui com duas crianças pequenas e marido. Os meus tinha à época, 4 e 3 anos. Ninguém morre, dá para se divertir muito, dá para ser bastante feliz no Sesc Iparana, mas podia ser melhor, muito melhor. As acomodações são muito boas, e o que deixa a desejar realmente é a alimentação, principalmente o café e o jantar. A piscina também dá para usar, talvez já tenham trocado os móveis, que causam um ar desolado e largado ao local. Não se desespere, dá para ficar hospedado lá, mas é bom que a expectativa seja baixa, porque qualquer melhoria soará como lucro. Beijo!

    • Mas atentei ao seu texto e acho 15 dias no Sesc Iparana MUUUUITO tempo, tempo demais para um Sesc que não oferece muito lazer. Beijo!

  22. Alexandra querida!!!Acho que vc mesma que tem que tirar suas concluções..O sesc de nogueira é sim maravilhoso e tmb vou te recomendar o de praia formosa em vitória é um parquie aqjuático com pensão completa eu fui duas vezes esse ano uma só eu e meu marido e outra com os filhos isso significa que tando só o casal quanto com a familia dá pra se divertir legal sem ter que sair de lá de dentro…Já o sesc de Guarapari tmb em vitória eu não achei muito legal mais mesmo assim quando vc fica em praia formosa vc tem direito em ir a guarapari (pagando a van) e podendo fazer as refeições de graça..Quanto ao sesc iparana,estou indo dia 18 de janeiro e fico até o dia 20 de fevereiro ai terei todo o tempo pra conhecer e te falar afinal são 32 dias..claro que vou fazer passeios fora e já até contratei um taxi pra nos levar do aeroporto ao sesc que fica a uns 25 km…E mesmo que a minha opinião não lhe agrade mesmo assim não abra mão da sua experiência vá sim e aproveite…pena que nova friburgo aconteceu aquela tragédia pq é um sesc legal tmb pra ficar mais infelismene a cidade já não tem mais atrativos pq o teleférico já não existe mais..se vc tiver mais sugestões de sesc me avise adoro viajar e sempre aproveito o sesc..eu moro no rio em um sitio em Xerém e sou muito feliz já existe pessoas que gostam de apertamento é apertamento mesmo com barulhos de carros e eu prefiro o barulho dós passaros..pra vc ver cada um tem uma opinião!!se jogue e seja muitooo feliz!!!bjos

  23. a experência é úncica..e derrepente o que eu gosto vc náo gosta!!!pense nisso e mesmo assim vá e tenha a sua experiência!!

  24. Olá, sou de Curitiba-PR e tenho 20 anos.
    Todo começo de ano faço uma viagem com meus pais para algum lugar diferente, em janeiro/2013 vamos para Fortaleza/CE e ficaremos no SESC IPARANA.
    Li todos os comentários acima e cheguei a conclusão de que o lugar é bom, mas poderia ser melhor. Pelo valor cobrado (R$ 700,00 por pessoa para passar 8 dias com todas as refeições é um valor extremamente baixo) mas como já citado o SESC recebe muito dinheiro…
    Enfim, ano passado viajamos de CARRO de CURITIBA-PR até NATAL-RN (aproximadamente 3.500km), saímos no dia 3 de janeiro e chegamos lá no dia 7. Passamos pelo interior de SP, MG, BA, PE, PB, CE e RN. Fomos pelo sertão do país e voltamos pelo litoral
    Todos diziam que era loucura fazer uma viajem dessas de carro, que seria cansativo, e blablabla…
    Já fui para vários lugares, confesso que nunca andei de avião, mas conheço SC, RS, MS, SP, RJ e para todos estes estados fui de carro!
    Passei 5 dias em Natal/RN, 3 em João Pessoa/PB, 2 em Recife/PE, 5 em Porto de Galinhas/PE, 2 em MACEIÓ/AL e 1 em Salvador/BA. (18 dias)
    Levamos 4 dias para ir, e fomos descendo, de um lugar para o outro era próximo (levava de 1h a 3h no máximo) e 3 dias de Salvador/BA para Curitiba-PR.
    Ficamos viajando por um total de 25 dias, percorrendo quase a metade dos estados do Brasil.
    Gastamos R$ 8.000,00 para fazer essa mega trip, com um custo médio de R$ 2.500,00 por pessoa, incluindo gasolina, hospedagem, alimentação, passeios, etc…
    RECOMENDO UMA VIAJEM DESSAS PARA PESSOAS QUE DESEJAM VIAJAR COM AMIGOS E GASTAR POUCO, CONHECENDO VÁRIOS LUGARES DE UMA SÓ VEZ E APROVEITANDO BASTANTE.
    Confesso que a volta foi meio cansativa pois não via a hora de chegar na minha cidade “gelada”, eu já estava virado em um camarão (risos), e isso fez com que excluíssemos alguns lugares de nossa rota (Ilhéus/BA e Porto Seguro/BA). Tinhamos planejado viajar por 30 dias.
    Em 2009 fomos para BONITO-MS e passamos uma semana lá, gastamos R$ 2.000,00 (média de R$ 650,00 por pessoa) que também além de ter tido um custo MUITO baixo, foi bom demais!
    Desta vez, já gastei R$ 1.100,00 com as passagens de avião e mais os R$ 700,00 de hospedagem. No fim das contas vou gastar uns R$ 2.500,00 (o mesmo que gastei curtindo 20 dias a mais)
    É obvio que avião é rápido, “vapt-vupt” , porém ao chegar em Fortaleza ainda teremos que alugar um carro para rodar por lá.
    Portanto, se você quer fazer uma viagem de vários dias e barata vá de carro, chame alguns amigos firmeza, planeje sua viajem e divirta-se!!!
    ***OBS: em todas as viagens que fizemos NUNCA fiz nenhuma reserva em hotel, pousada e nada, essa ultima pro Nordeste fizemos na louca mesmo, com Deus e o GPS e o espírito de aventura.

    • Grande Caio, guerreiro na estrada! Fazer viagens assim são muito ótimas, porque existe um desprendimento, um ‘estar solto’ na vida. Recomendo muito viagens assim, já fiz várias, inclusive em acampamentos selvagens. Camping organizado fui apenas uma vez. O lance é que quando temos filhos (e em especial quando são pequenos) algumas viagens mudam de caráter e passamos a priorizar alguns detalhes. Por isso faça essas viagens longas, num carro, enquanto estiver em carreira solo, quando estiver com seus filhotes, vai preferir oferecer conforto a eles. Mas por favor, vá ao Sesc Iparana, olhe e sinta o local, e depois retorne ao blog, dê suas impressões. Meu marido e eu ganhamos uma estadia no Beach Park para usarmos até junho. Perguntei o que ele achava de estendermos até o Sesc novamente. Ouvi um redondo não. Se eu gostei do Sesc com ressalvas, ele gostou menos ainda. Mas vamos em frente! Volte ao blog! Beijos.

  25. e como disse a miriam: “a experência é úncica..e derrepente o que eu gosto vc náo gosta!!!pense nisso e mesmo assim vá e tenha a sua experiência!!”
    .
    Isso vai de cada um, aguardo anciosamente a chegada do dia 2/1 para partir nessa viagem. Tenho erteza que vou gostar e que relatarei aqui como foi, se superou as expectativas ou se deixou a desejar.

    Se alguém estiver por lá entre 3 e 8 de janeiro de um grito =)

  26. boa viajem eu e meu esposo estaremos chegando dia 18/01 e vouu curtir o que der pra curtir e o que náo der eu abistraio!!!

  27. Olá pessoal !! gostaria de saber se alguem conhece o sesc de Porto Alegre e de Guarapari , estou indo mes que vem para ambos e gostaria de algumas informações… bjs e obrigada

    • Oi Katia, tudo bem? Porto Alegre eu não conheço, mas já ouvi gente falando aqui que Guarapari não é muito bom não. O de formosa (nesse eu fui), também no ES, é melhor. Pelo menos no que tange às piscinas, acomodações é bastante bom. A alimentação é mais ou menos, mas bem melhor que o Iparana. Abraços!

    • Olá Kátia, sou do Carazinho no RS e já estive no Sesc Campestre POA em férias imperdíveis, achei muito bom, é um complexo bem grande, com muito verde…era inverno, portanto a piscina não estava em funcionamento, mas o hotel em geral e a comida é muito boa…recomendo, já estive tambem no Sesc Piatã em Salvador…maravilhoso…recomendo ainda hotel sesc Torres imperdivel e Gramado…também, espero ter ajudado…vamos ter pacote pro Sesc Iparana em Abril…depois de toda esta polemica vou pensar se vou ou não…o preço é bom…mas enfim vou analisar…abraço

      • Kátia e Floraci bom dia!!!Olha eu conheço o sesc Guarapari e não é grande coisa pelo mesmo valor vc pode ficar no sesc praia formosa tmb no ES é só vc ligar e pedir a transferência pra lá que eles fazem normalmente ou tmb vc pode ficar no Guarapari e ir de van ( o sesc faz esse passeio) conhecer o sesc praia formosa mais ai tenho certeza que vc vai se arrepender em não ter trocado ainda mais se for com criança e caso vc troque faça o mesmo passeio de van de praia formosa pro sesc guarapari ai vc não vai se arrepender pq vc irá conhecer e ver que o praia formosa é melhor maior com tratamento maravilhoso,,,e quanto ao sesc Iparana estou indo agora dia 18/01 e assim que der vou postar o que estarei vendo e ai vcs tirem as dúvidas ou fiquem com mais dúvidas ainda,kkk um abraço e até breve!!

      • Floraci tudo bem??!!olha não deixe de ter suas opiniões por vc mesma!!!eu estou aqui no sesc iparana nesse momento e não vi nada contra.o café da manhã é ótimo,o almoço e o jantar tmb nada a reclamar tem duas qualidades de carnes,duas qualidades de arroz tem 19 tipos de saladas,dois tipos de sobremesa e dois tipos de suco..o que eu quero mais???a piscina está limpa todos os dias os toldos como a Marcia havia mencionado já estão novos os chalés são super confortáveis. Chegamos aqui no dia 18/01 e ficaremos até dia 20/02. Já fomos a Jericoacara e várias outras praias… Claro chegamos e alugamos um carro por 70,00 a diária… O atendimento aqui é maravilhoso, são pessoas educadas… Fizemos uma caminhada pela praia em frente com recreador e já até sabemos onde dá sim pra tomar banho sem problemas… Agora vou te dar sim uma dica..venha com espirito de férias de curtir de se divertir… Outra dica: compre suas bebidas e abasteça o frigobar que tá tudo certo…divirta-se se quiser veja as minhas fotos no face Miriam bira…todo dia eu posto fotos novas..estou curtindo e nunca mudo um projeto, sonho ou opinião pela opinião dos outros.

    • Kátia
      O Sesc de Guarapari é maravilhoso, já fui 5 vezes…. Vai sem medo.

  28. Oi Márcia ! Obrigada pelo retorno , poxa será que o sesc de Guarapari é uma fria?? rsrsrs, estive no de Bertioga em Out., maravilhoso como sempre !! bjs e obrigada por ter esse blog que ajuda tanta gente. Se alguem souber algo do sesc de Porto Alegre , por favoe me ajude . gostaria de conhecer a serra gaucha… inté

  29. Olá Marcia, EStou deixando aqui meu comentário porque quando vc falou do SESC IPARANA eu pensei que vc era uma pessoa muito exigente. Mas estive lá no inicio de Março e realmente vc estava com razão. Eu não recomendo pra ninguém, a maior parte dos funcionários parecem trabalhar de mal com a vida eu falava Bom dia! quase sempre nem respondia, A recepção então, pessoal sem estrutura pedi muitas informações e eles foram muito rudes. Eu não aluguei carro pensei que seria facil me locomover , foi horrivel fora que eles não gostam muito de dar informações. Pedi um taxi para ir ate o centro e o taxista me informou que não da desconto caso eu quizesse fazer mais corrida com ele (porque eu sugeri pra ele que gostaria de conhecer outros lugares, se ele não poderia fazer um pacote) ele informou que não dava desconto porque tem de deixar 20% da corrida para os recepcionista no SEsc porque se não eles não chamariam mais ele. Olha que absurdo. Fora a quantidade de mosca, mesmo dentro do refeitorio. Comida não é feita com amor no ultimo dia o feijão desculpe a palavra mas parecia uma (lavagem) cheio de agua pouco feijão e alguns pedaços de abobora com casca e tudo. A sobremesa só tinha 2 bem dizer. doce de melão e doce de abobora. A unica refeição que tinha bastante variedade era o cafe da manhã, acho que era administrado por outra pessoa. Enfim espero que as pessoas que visitam seu blog veja meu relato e não faça reservas para Iparana. Pois lá é difícil, Não sou exigente com as coisas, frequento lugares simples mas de pessoas que trabalham com amor. Sesc Maceio (Guaxuma e Bertioga) são exemplos de Sesc esses eu recomendo. UM forte abraço. FABIANA GUARUJÁ

    • Olá Fabiana. É uma pena que o Sesc não tenha melhorado. A área deles é maravilhosa, enorme, daria para fazer muita coisa bacana. Pena que é mal administrado. Sobre os atendentes e da administração, o que me ficou na memória é que são confusos, erram nos valores da diárias, nos dias de entrada e saída e não se apressam em consertar ou pedir desculpas, são relapsos. Eu não tive problemas com as agencias de turismo que atendiam o Sesc, contratei passeios em que foram nos buscar e nos levar, na porta do Sesc, sem problema nenhum. Mas na época foram eles que nos passaram o contato das agencias. Uma pena mesmo. Abraços, e volte ao blog sempre!

  30. Fabiana que pena que acnteceu tudo isso com vc…Pois comigo foi tudo maravilhoso..aluguei um carro em uma locadora que tem parceria com o sesc,fui muito bem tratada os 32 dias que fiquei hospedada e todos os meus passeios que foram bastante todos com sugestões e informações pela recepção do sesc…Tanto que vamos voltar nas proximas férias,,o que eu fiz pra ser tão bom?? O sesc Iparana foi minha base e com o carro alugado fui aos shows de humor,fomos pra Jeri,canoa quebrada,Mundau e todos os lugares que vcs imaginarem conhecemos de Majorlandia a Mundau..e ano que vem voltaremos e alugaremos o carro e vamos pros Lençois e pra mais onde der pra ir…quanto ao feijão com abobora com casca é o jeito regional de ser..desculpe a defesa mais é que fomos tão bem tratados até ganhei presentes no dia de vir embora da recepcionista Soraya que me emocionou muito,acreditem se quiser mais eu ganhei uma camiseta escrito GENTILEZA GERA GENTILEZA.,sabe pq??PQ TRATEI CADA UM COMO EU GOSTO DE SER TRATATA..E EU COLHI EXATAMENTE O QUE PLANTEI….bjos e desculpe mais eu vejo sempre pontos positivos em tudo que quero..

  31. Nossa, de verdade, estou sem saber o que fazer! Estou procurando um Sesc para passar as férias de janeiro de 2014. Eu, meu marido e minha filha de 8 anos, tive boas recomendações referente ao sesc de Maceio, porem já não tem vaga para está data, então optei para o Sesc de Fortaleza, hoje é o último dia para eu pagar o boleto de parte da hospedagem para confirmar minha reserva,
    mas depois de todos os comentários que vi no seu blog, de verdade estou meio que sem saber se devo ou não efetuar a reserva. Vc tem alguma sugestão!!!
    Porque nós gostariamos de viajar para outro estado, então o Sesc de Bertioga, Não seria interessante para nós, pois já moramos aqui.

    • Fátima, faça a reserva, vá ao Sesc Iparana, vai conhecer praias lindas na cidade, no estado do Ceará. Só não tenha grandes expectativas com relação à alimentação e ao lazer da unidade, porque deixa a desejar. Mas com certeza terá boa dormida. O resto a fazer é passear, passear muito. Vá, as praias de lá são lindas. Abraços!

    • Fatima eu estive lá e com certeza vc vai gostar..vá e tenha a sua opinião..lá é maravilhoso sim..vale muito a pena eu estive lá por 32 dias pode perguntar na recepcionista Soraya é um amor fala que vc falou com a Miriam do Rio de Janeiro e peça a ela todas as informações que vc precisar..se tiver condições alugue um carro a recepção te dá esse suporte o aluguel sai a 60.00..eu estou indo ano que vem pra lá de novo não me arrependi nem um pouco..bjos e boas férias
      se quiser te mostro as fotos pelo meu face…Miriam Bira pode entrar e veja tudo que desfrutei…foram as férias da minha vida e olha que já conheço Natal,João Pessoa,Porto de galinhas,Recife,olinda,Ilha de tamaraça etc…

  32. Fatima Botelho tmb tem uma sugestão pra vc que tá com uma criança de 8 anos vc já viu o sesc praia formosa? fica em vitória vale muito a pena é um parque aquatico..o de Grarapari eu particularmente nao achei tão bom mais entre no site e veja se vc gosta..bjos e ponha uma coisa na sua cabeça a ultima opinião é sua vale a pena ver com seus olhos e tentar..vá pensando assim estou de férias e vou aproveitar e ser feliz..que tudo dá certo..

  33. tania da graça de jesus

    Gostaria de obter informações sobre os hotéis do SESC em Natal e no Ceará. Fui ao SESC de São Luis e achei muito bom.

  34. Eidir eilen souza da silva e silva

    Recomendo a todos que quiserem ir a porto alegre, O hotel sesc de gramado é ótimo, tem telefone nos quartos, ótima a receptividade!

  35. Olá, conheço poucos Sescs, porém todos os que conheço são ótimos, Nogueira, Guaxumá, Piatã, para citar alguns que conheço ,e todos são maravilhosos com seus pontos positivos e negativos,afinal nada é perfeito e seria estupidez querer perfeição. Acho que a Márcia teve algum problema pessoal em Iparana, porque o tempo que ela perde falando mal de lá é extremamente irritante. A pessoa não tem o direito de tirar expectativa dos outros, tentando fazer com que outras pessoas já vão para Iparana desconfiadas. Por favor guarde suas opiniões maldosas pra você, conviver com alguém negativo e que joga os outros pra baixo como você faz, deve ser um horror. Deus me livre de uma pessoa tão amarga como você, que só vê defeitos em tudo. Será que você não gostou mesmo, ou será que fala essas coisas porque não tem condições de ir mais? Você é estranha e mal intencionada, e concordo com quem disse que você deve tomar sol no rio Tietê, afinal você não tem sol e nem praia e quem sabe tem inveja de quem mora em um lugar com paisagens maravilhosas. Vai ser feliz e pára de tentar induzir as pessoas a não aproveitar a vida.

    • Quem quiser ficar assistindo tv, fica em casa, ficar pendurado ao telefone, tb fica em casa e o mesmo digo da internet, esses programas de pessoas que ficam em casa. Férias é outra coisa !!!!! É aproveitar , é viver, é não encher a paciência dos outros com bobagens, como essa tal d Márcia faz, ela se acha a tal, coitada !!!!!

    • Vc falou tudo isso sem conhecer antes o Sesc Iparana? Afinal vc só foi agora em agosto… É muita vontade de escrever baboseira, meu Deus!

  36. Vc so pode comparar um Sesc pelo outro quando suas diarias sao iguais.Comparar Bertioga com o valor pago ao Iparana eh demais.

    • Diante dessa lógica, o Sesc Caldas Novas, que é ótimo e super barato, deve estar então à beira da falência ou operando no negativo. Ou a diretora de lá é a Madre Teresa. Não concordo com sua lógica. Não adianta cobrar barato e oferecer serviço de qualidade inferior ou pela metade. Abriu as portas, ofereceu um serviço e cobrou por ele, tem q fazer direito. Abraços.

  37. Finalmente chegou o dia de conhecer o Sesc Iparana, eu e meu marido ficamos lá de 06 à 16/08/2013, foi ótimo !!!!!!!!!! O hotel é maravilhoso, fiquei no apto.virado para o mar, uma delícia !!!!!! A frente do hotel da para a área do Sesc. As piscinas são maravilhosas, os funcionários muito atenciosos e solícitos, o local é afastado do centro de Fortaleza, mas quando fui pra lá eu já sabia disso, então nenhuma surpresa. A área do hotel é imensa !!!!! A comida é simples, sempre com 2 tipos de carne, que não é muito variado, mas é o suficiente para passar a temporada. Enfim, foi ótimo conhecer Fortaleza e suas belas praias e melhor ainda conhecer o Sesc Iparana. Conforme fui informada por ocasião da reserva, a praia de Iparana não é própria para banho, mas a vista que temos do apto é realmente linda.

    • Que bom que vc se contenta com pouco, daí o Sesc Iparana é perfeito para vc. E pelo que escreve lá não há problema algum, só uma questãzinha menor de pouca variação no cardápio.

    • Estrelita parabéns por vc ter tido a sua própria opinião e saber curtir suas férias com bom humor isso é coisa de pessoa bem amada e bem resolvida…Eu tmb quando fui adorei..e quando tinha vontade de comer coisas diferentes eu ia pra restaurantes pra conhecer as comidas típicas da região…Temos que dar solução pra vida e não arrumar problema em tudo…bjos Estrelita e parabéns!!!

      • Oi Miriam estou c vc temos que curtir as férias, aproveitando tudo o que podemos e ser felizes !!! E aquela piscina que delícia !!!
        É muito bom falar c pessoas como vc !!! Ano que vem eu e meu marido estamos planejando ir a Natal !!!!!
        Bjs e felicidades !!!!!!!!

  38. Você está enganada, não me contento com pouco, mesmo porque estou acostumada com conforto e conforto eu tive lá.E realmente lá não há problema algum, afinal não fui lá para procurar comida, porque comida tenho em casa. Para mim e meu marido lá realmente não teve problema algum,somos pessoas muito educadas, graças à Deus, o que facilita sermos tratados com cortesia e educação. Tínhamos o que necessário para desfrutar de momentos agradáveis. Temos condições de pagar passeios feitos por excursões o que nos possibilitou fazer passeios maravilhosos. Não gosto de gente esnobe e sem assunto que tenta minar o que outros planejam, felizmente eu e meu marido temos personalidade suficiente para ser levados por opiniões deturpadas de pessoas que como você, se julga melhor do que os outros. Te sugiro se você tiver condições é claro ( coisa que não acredito que tenha ) e vá para um hotel bem luxuoso, afinal você deve ser riquíssima e procura hotéis do Sesc só pra falar mal. Querer aparecer demais, é ridículo. E você é tão óbvia em nos fazer entender que não tem condições financeiras para quase nada.

  39. Ah, só para complementar, não falei baboseiras como você disse. Eu fui a Iparana de 06 à 16 de agosto próximo passado, tudo o que escrevi foi vivenciado a poucos dias. Baboseiras quem fala é você que gosta e muito de aparecer. É triste que existam pessoas como você, negativas e amargas.

  40. Parabéns Estrelita….Estive lá em Iparana em Janeiro e já tenho reservas pra proximas férias…Lá eu falei sobre essa M/M e pra vc ter idéia foi uma pessoa que marcou os funcionários com um MAU HUMOR E FALTA DE EDUCAÇÃO que marcou todos…mais o jeito é só deixar essa pessoa reclamar afinal se fosse uma pessoa com amizades de valores poderia até contar sobre a viajem dela,mais infelismente é uma pessoa sem atenção que tem que prejudicar os planos dos outros pra ser feliz..tadinha!!quem sabe se na proxima vez que eu for eu até a levo junto pra mostra-la como é ser educada com as pessoas que estão trabalhando para nos servir e tmb como é ser feliz junto ao marido afinal um homem gosta de mulher bem humorada..aii eu vou dar exemplo de como eu trato e sou tratada pelo meu esposo e quem sabe se eu não a ajudo dando dicas CONSTRUTIVAS…BJKAS Estrelita que DEUS continue te fortalecendo pra ser sempre esse ser humano que vc é!!

  41. Eu e meu marido tb fizemos muita amizade c todos os funcionários que são ótimos, são gente como a gente, não somos melhores somos todos iguais.
    Seria bom que ela visse como vc e os funcionários se entenderam de modo amistoso.
    Bjs e felicidade sempre !!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s